Alerta vermelho: Desmonte da Petrobras pode arruinar a educação pública do Brasil

Desmonte da Petrobras

Os investimentos da Petrobras na educação pública sempre foram essenciais para o desenvolvimento do país. E agora o desmonte da Petrobras pode arruinar a educação pública do Brasil.

Em 2010, o Fundo Social do Pré-Sal (Lei 12.351) era fonte de recursos para o desenvolvimento social e regional, e também o maior financiador da educação brasileira – na história! Estimava-se que, até 2022, mais de R$ 84 bilhões seriam destinados à educação.

Em 2013, a “Lei dos Royalties do Petróleo” (12.858) determinava: 75% dos royalties do pré-sal para educação, 25% para saúde, além de 50% do Fundo Social exclusivamente para a educação básica pública.

Há, também, o “passaporte para o futuro”: destinar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) à educação. Sabendo que o setor de petróleo e gás corresponde a 13% do PIB brasileiro, nossa educação saltaria ao patamar dos países mais desenvolvidos do mundo.

Agora, reflita: se a Petrobras for privatizada, você acha mesmo que a educação pública do povo brasileiro será prioridade para as multinacionais estrangeiras?

Então, privatizá-la, para quê?

Ela é educação pública de alto nível para o povo brasileiro.

 

Confira também Sustentabilidade: A Petrobras não é só petróleo

 

Compartilhe o post no Facebook

Compartilhe no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

A Petrobras está por toda a parte – Até mesmo no extrato aromático!
A Petrobras está por toda a parte – Até mesmo no extrato aromático!
😃  Do petróleo sai uma infinidade de novos produtos! 🏭  Um deles é o extrato aromático, um coproduto obtido no processo de fabricação de óleos parafínicos. 👌  Utilizado como extensor...
Quase 70% dos brasileiros rejeitam a venda de estatais
Quase 70% dos brasileiros rejeitam a venda de estatais
🚨 🚨  O atual governo precisa ouvir o povo brasileiro: 67% da população é contra a privatização de estatais! 🙅‍♀ 🙅‍♂ 🧐 Além da impressionante rejeição (dois em cada três brasileiros), o levantamento do Datafolha...
Petrobras e Brasil  A parceria que dá certo!
Petrobras e Brasil A parceria que dá certo!
Em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), pesquisadores do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) produziram uma luva de redução em aço carbono para uso na indústria de...