Gás de cozinha: 10 fatos você precisa saber – mas ninguém te conta.

Gás de cozinha

De um lado, o governo federal promete baixar o preço do gás de cozinha, o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), anunciando que nos tornaremos exportadores do produto. De outro, privatiza nossas únicas chances de fazer isso acontecer.

Veja porque essa conta não bate:

1.        Cerca de 30% do GLP consumido no Brasil é importado.

2.        Dos 70% produzidos aqui, 75% vêm de refinarias. Os outros 25% vêm de 14 Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGNs) que operam no país.

3.        Quanto às refinarias, mais da metade está à venda e quase todas vêm operando propositadamente abaixo da capacidade.

4.        Se privatizadas, seus novos donos priorizarão otimizar resultados. Produzirão Nafta e QAV, que oferecem maior valor agregado que o GLP, e são mais procurados por indústrias e comércios.

5.        Quanto às UPGNs, apenas cinco dispõem de tecnologia para aumentar a produção de GLP. Não há proposta de investimentos na área por parte de qualquer empresa petroleira atuante no Brasil, nem do governo federal.

6.        A carga processada pelas 14 UPGNs em 2018 somou 65% da capacidade.

7.        A atual política de preços da Petrobras é baseada no mercado internacional, que torna nosso botijão de gás refém de oscilações financeira e cambial.

8.        Vendendo suas refinarias e sem qualquer investimento na área, o Brasil não conseguirá exportar GLP – sequer poderá suprir a demanda interna.

9.        Privatizações + desinvestimento + política de preços internacional = brasileiro pagando cada vez mais caro para cozinhar sua comida.

10.    Essa lógica do Governo Federal vai fazer o brasileiro pagar ainda mais cargo pelo botijão de gás.

A Petrobras com o Brasil é botijão cheio e comida na mesa.

Veja também Petrobras: No pré-sal. Na Antártica. E cada vez mais longe.

 

Gás de cozinha: 10 fatos você precisa saber – mas ninguém te conta.

Compartilhar o post no Facebook

Compartilhar o post no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Petrobras: mais de 7 mil alunos brasileiros no programa Ciência Sem Fronteiras.
Petrobras: mais de 7 mil alunos brasileiros no programa Ciência Sem Fronteiras.
Ao longo do programa Ciência sem Fronteiras, a Petrobras garantiu que cerca de 7.300 alunos brasileiros, de graduação e pós-graduação, pudessem estudar em instituições renomadas de 43 países. Financiados pela...
Privatização da BR Distribuidora:  10 fatos você precisa saber – mas ninguém te contou.
Privatização da BR Distribuidora: 10 fatos você precisa saber – mas ninguém te contou.
1.        A BR Distribuidora é a maior companhia brasileira nos setores de atacado e de comércio. 2.        Líder no segmento de distribuição, ela abastece...
Equidade racial . Porque na Petrobras todas as vidas importam
Equidade racial . Porque na Petrobras todas as vidas importam
Equidade racial é um valor inegociável na Petrobras! A promoção da diversidade e o combate à discriminação são compromissos sólidos da Petrobras, porque enquanto estatal, todas as vidas importam. Além...