Petrolíferas estatais estão entre as maiores do mundo

estatais estão entre as maiores do mundo

No passado, 85% das reservas de petróleo do planeta eram dominadas por multinacionais: as International Oil Companies (IOCs), ou Sete Irmãs.

Já todas as estatais do setor, National Oil Companies (NOCs), acessavam apenas 1% das reservas.

As petrolíferas privadas ocultavam informações dos governos e ditavam absolutamente todas as regras do mercado. Tudo pelo máximo lucro.

Para obter informações autênticas, mudar o modelo de regulação e adquirir conhecimento técnico e prático, o Oriente Médio iniciou uma onda nacionalista sobre o petróleo, criou estatais e mudou o mundo!

Foi no final dos anos 1960: as multinacionais estrangeiras perderam o domínio local, e os países da região conquistaram rendas muito maiores, passando a influenciar no preço do petróleo.

O máximo lucro deu lugar ao máximo desenvolvimento socioeconômico e a onda nacionalista se espalhou pelo mundo: diversos países reverteram privatizações e criaram estatais, motivados pelos ganhos geopolíticos.

Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), até 2030 as NOCs serão responsáveis por 80% da produção adicional de petróleo e gás do mundo, já que hoje dominam as reservas.

E esse quadro já começa a se desenhar.

Não por acaso, a empresa mais lucrativa do planeta em 2 é uma petrolífera estatal: a Saudi Aramco, da Arábia Saudita. A de maior receita também é estatal: a chinesa Sinopec, que faturou astronômicos US$ 420 bilhões (mais de R$ 2 trilhões).

E entre as 10 petrolíferas que mais arrecadaram em 2019 ainda está outra chinesa, a PetroChina, em terceiro lugar; A Total, que tem participação do governo francês, aparece em sétimo lugar; A Gazprom, da Rússia, em nono; e a nossa brasileiríssima Petrobras teve a décima maior receita em 2019.

Se consideramos as 50 maiores do mundo, 60% são estatais, e essa proporção aumenta a cada ano.

O Brasil não pode ir na contramão do planeta.

 

A Petrobras não pode ser privatizada! Ela é o caminho para o desenvolvimento socioeconômico do nosso país.

 

 

Veja também 10 Coisas sobre a greve dos petroleiros que a velha mídia tentou esconder de você

 

Petrolíferas estatais estão entre as maiores do mundo

Compartilhe o post no facebook

Compartilhe o post no instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Você sabe qual é a importância das subsidiárias da Petrobras para o Brasil? Conheça algumas:
Você sabe qual é a importância das subsidiárias da Petrobras para o Brasil? Conheça algumas:
Você sabe qual é a importância das subsidiárias da Petrobras para o Brasil? Conheça algumas: Eólica Mangue Seco 2 (Geradora e Comercializadora de Energia Elétrica S.A): apresenta elevado conteúdo de responsabilidade...
Privatizar a Petrobras é roubar a força de nossa economia
Privatizar a Petrobras é roubar a força de nossa economia
O desmonte da Petrobras começou no governo de Fernando Henrique Cardoso (1995 – 2002). Foi intensificado no governo Temer, e continua no novo governo. Só este ano, a Petrobras já...
Petrobras: mais de 7 mil alunos brasileiros no programa Ciência Sem Fronteiras.
Petrobras: mais de 7 mil alunos brasileiros no programa Ciência Sem Fronteiras.
Ao longo do programa Ciência sem Fronteiras, a Petrobras garantiu que cerca de 7.300 alunos brasileiros, de graduação e pós-graduação, pudessem estudar em instituições renomadas de 43 países. Financiados pela...