Por que o Brasil importa combustível, se é autossuficiente em petróleo?

Brasil importa combustível

O Pré-sal tornou o Brasil autossuficiente na produção de petróleo: por dia, são extraídos aproximadamente 3 milhões de barris – o bastante para suprir o consumo nacional de combustíveis.

Porém, a importação do óleo e seus derivados continua: o petróleo brasileiro, em sua maioria, é mais denso e difícil de refinar. Por falta de incentivos governamentais à melhoria técnica do refino no Brasil, a importação de óleo leve acaba sendo uma maneira de atender a demanda nacional.

A venda de refinaria e as obras paralisadas nas unidades da Refinaria Abreu e Lima (RNEST) e no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) apenas contribuem para piorar essa situação.

Em alguns períodos, o aumento de combustível importado chegou a 39,9%, devido também a nova política de preços aplicada desde o Governo de Michel Temer. Além de tornar nosso óleo mais caro para acompanhar as oscilações do mercado internacional, a medida abriu as fronteiras do país para a entrada de competidores no mercado de distribuição, que também seguem a política internacional de preços.

Outro fator que age contra o petróleo brasileiro é a dificuldade de distribuição para algumas áreas do país. Especialmente depois do desmonte do Sistema Petrobras, que diminuiu a participação da estatal no mercado.

Com incentivos ao desenvolvimento de tecnologias:

::Poderíamos tornar as refinarias ainda mais avançadas, aumentando nosso suprimento e tornando a baratear o custo de um produto que temos em larga escala.

A privatização da estatal só tornará o óleo e seus derivados ainda mais caros.

Não há razão para privatizar a Petrobras. O que há nessa ideia é desinteresse por desenvolvimento, inovação e tecnologia genuinamente brasileiros.

A Petrobras é Brasil autossuficiente.

 

Veja também Desmonte da Petrobras: setor químico sofre

 

 

Por que o Brasil importa combustível, se é autossuficiente em petróleo?

Compartilhe o post no Facebook

Compartilhe no Instagram

 

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Petrobras e Brasil  A parceria que dá certo!
Petrobras e Brasil A parceria que dá certo!
Em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), pesquisadores do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) produziram uma luva de redução em aço carbono para uso na indústria de...
Petróleo e gás: é a Petrobras girando a roda da economia
Petróleo e gás: é a Petrobras girando a roda da economia
No Brasil, parte importante do Produto Interno Bruto (PIB) vem do setor de petróleo e gás (chegou a 13% em 2014). No estado do Rio de Janeiro, o setor corresponde...
10 pontos para provar que a privatização não reduzirá a dívida da Petrobras
10 pontos para provar que a privatização não reduzirá a dívida da Petrobras
Atenção: privatizar a Petrobras para reduzir sua dívida é MEN-TI-RA! Este será um dos maiores erros que o Brasil pode cometer contra o próprio povo – e podemos provar em...