Privatização da Petrobras : O retorno do Brasil Colônia

Privatização da Petrobras
Desde 1997, a produção e comercialização de derivados de petróleo deixaram de ser monopólio da Petrobras. Porém, até hoje, o Brasil não recebeu investimentos pesados de qualquer grande empresa internacional do setor. 
 
Isso porque a logística nacional de oleodutos é regionalizada: foi estabelecida para desenvolver diferentes regiões do país – e não diferentes empresas! Por mais de duas décadas esse sistema esteve disponível para o capital estrangeiro, mas foi considerado desinteressante e (claro!) pouco lucrativo.
Então, por que querem a privatização da Petrobras?
Diversos países pelo mundo têm incentivado fortemente a produção de veículos movidos a energia limpa (como os elétricos), ao mesmo tempo que estabelecem metas rígidas para o controle da emissão de poluentes. As empresas petrolíferas nestes países já começaram a sofrer.
 
Enquanto isso, o transporte de cargas no Brasil é majoritariamente rodoviário, temos a terceira maior frota de veículos motorizados no mundo e uma infraestrutura para veículos elétricos insignificante. Ou seja, tudo o que uma empresa estrangeira do setor poderia querer.
 
Não há razão para privatização da Petrobras. O que há nessa ideia é o rebaixamento do Brasil: de um grande produtor petrolífero para uma colônia de exploração.
 
A Petrobras é desenvolvimento regional. É nacional.

Compartilhe o post no Facebook

Compartilhe no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Quem não tem compromisso com o Brasil. Tenta mudar as regras para se beneficiar
Quem não tem compromisso com o Brasil. Tenta mudar as regras para se beneficiar
Desde 1997 não existe monopólio do petróleo brasileiro. O mercado está aí aberto para quem quiser participar. Mas quem não tem compromisso com os brasileiros, só aceita jogar se puder...
Petrobras e Brasil  A parceria que dá certo!
Petrobras e Brasil A parceria que dá certo!
Em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), pesquisadores do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) produziram uma luva de redução em aço carbono para uso na indústria de...
Mais Petrobras mais Soberania
Mais Petrobras mais Soberania
Há mais de 80 anos o petróleo faz parte da economia brasileira. Somos um dos 15 países com as maiores reservas petrolíferas no mundo.