Privatização das refinarias. Criaria oligopólios regionais

Em setembro de 2019, o Instituto de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) alertou sobre as limitações de transporte de combustíveis no Brasil: diferentemente dos Estados Unidos, nossas malhas dutoviárias são regionalizadas.

Como as diversas regiões do país não são conectadas por dutos e terminais, não haveria espaço para uma efetiva concorrência entre as refinarias. Logo, a privatização da estatal formaria oligopólios regionais (com poucas empresas dominando o mercado, fazendo combinação de preços e falsa concorrência).

O mesmo foi apontado por investigações recentes de uma consultoria especializada nos setores de óleo e gás e infraestrutura: refinarias e importadores não conseguirão trabalhar derivados aqui, em áreas diferentes das suas, devido a nossa infraestrutura (principalmente a portuária).

Há muito tempo temos falado isso, e agora mais estudos comprovam: a privatização da Petrobras nos levará à oligopolização do setor.

Não conseguiremos redução nos custos, apenas nos investimentos. E isso será péssimo para a população, que provavelmente pagaria ainda mais caro pelo combustível.

É por isso que a Petrobras deve ficar com o Brasil e com os brasileiros.

Veja também Petrobras reduz os preços nas refinarias. Mas os postos (privados) aumentam o lucro

Compartilhe a nossa campanha no Facebook

Siga-nos no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Privatização da TAG:  10 fatos você precisa saber – mas ninguém te contou
Privatização da TAG: 10 fatos você precisa saber – mas ninguém te contou
1.        A Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG) era uma subsidiária integral estratégica para o país e para a Petrobras. 2.        Seu sistema de...
Exploração de petróleo em águas ultraprofundas: chegando onde ninguém mais consegue
Exploração de petróleo em águas ultraprofundas: chegando onde ninguém mais consegue
A maior parte das reservas petrolíferas brasileiras está em campos marítimos. Elas exigem tecnologia de ponta para exploração e perfurações cada vez mais profundas. Sabe quem tem tecnologia para buscar...
De rocha em rocha a Petrobras constrói: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação
De rocha em rocha a Petrobras constrói: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação
Em cooperação com o Serviço Geológico do Brasil e com a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), novos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) serão financiados pela...