Quem ganha e quem perde com a privatização da Petrobras?

quem ganha e quem perde com aprivatização da Petrobras

Existem alguns indícios de que privatizar a Petrobras não é lá uma coisa muito interessante. Então, qual a real razão para vender uma empresa que registrou lucro líquido de R$ 25,8 bilhões em 2018? Não faz sentido privatizar a Petrobras.

Aí entra em jogo uma tática que governos utilizam quando querem entregar o patrimônio público para a iniciativa privada: primeiro, sucateia a empresa e deixa de fazer investimentos importantes. Com isso, surge a desculpa de que o governo não está mais conseguindo sustentar a estatal e que, por isso, deve vendê-la o quanto antes.

Mas na realidade, o que está em jogo na desestruturação do Sistema Petrobras é a vontade de o governo se desfazer da ferramenta brasileira que é o passaporte para um futuro melhor. Mas por que isso?

Primeiramente, muitas pessoas envolvidas ganham muito dinheiro (estamos falando de milhões) nesse tipo de processo. Não estamos falando só daqueles que adquirem a empresa (o retorno para esses vem no longo prazo). Quem ganha muito dinheiro são aqueles que participam da venda (políticos, governantes, ministros etc).

Além disso, o governo ainda pretender entregar o Pré-sal (a maior descoberta mundial no setor nas últimas décadas) para empresas estrangeiras.

É como se pegassem um carro novo, deixassem ele velho, todo capenga, para vender barato.

É por isso que a maior empresa brasileira sofre um processo de desinvestimento e de sucateamento.

Além disso, outro erro é se livrar do refino. A própria Companhia reconhece que o segmento vem apresentando melhores resultados. Este ano (2019), a administração divulgou que seu maior lucro bruto no primeiro trimestre veio da comercialização de petróleo e derivados.

O refino é estratégico para a soberania e é o setor que mais emprega (havia também uma forte indústria naval, mas que tem sido sucateada desde 2016).

 

Então, quem perde com a privatização da Petrobras?

– A educação seria altamente prejudicada. A Petrobras é líder nacional em projetos educacionais. Nenhuma empresa investe mais em educação do que ela.

– A empresa tem papel essencial na arrecadação dos estados, dos municípios e do Governo Federal. Muitas cidades quebrariam sem a estatal

– São mais de 60 mil funcionários diretos, além de centenas de milhares de terceirizados e empregados indiretos. Grande parte seria demitida

– A cultura perderia muito, pois a Petrobras investe milhões de reais em projetos culturais em todo o país

– A Amazônia, porque recursos da estatal são investidos em projetos para combater queimadas na região

– O meio ambiente, pois a Petrobras tem tecnologia para conter desastres ambientais em alto mar.

– Todo o Brasil perderia. A participação do setor de óleo e gás chegou a 13% do Produto Interno Bruto (PIB, que é a soma das riquezas do país), portanto a estatal é fonte de desenvolvimento econômico e social

Portanto, a Petrobras tem compromisso com o Brasil e com os brasileiros justamente por ser pública.

Se for privatizada, tudo isso deixará de existir, e quase todo lucro será transferido diretamente para os países de origem da empresa que adquiri-la.

Agora, é justo o povo brasileiro não desfrutar de todos esses benefícios?

A privatização da Petrobras será bom para quem?

 

Compartilhe nossa campanha no Facebook

Siga-nos no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Petrobras leva responsabilidade social a sério
Petrobras leva responsabilidade social a sério
A Petrobras possui sólidos programas de responsabilidade social e ambiental. Esses projetos têm como objetivo diminuir ao máximo os impactos de sua atividade econômica nas comunidades onde atua, buscando sustentabilidade...
A população concorda que a Petrobras deve controlar preços de combustíveis e gás de cozinha
A população concorda que a Petrobras deve controlar preços de combustíveis e gás de cozinha
Houve um tempo em que a Petrobras atuava para impedir o aumento de preços dos combustíveis. Você se lembra disso?Grande parte da velha mídia e de setores que não eram...
É verdade que a Petrobras é cabide de emprego?
É verdade que a Petrobras é cabide de emprego?
Se você dedicasse horas e horas de estudo para passar em um dos concursos mais difíceis do Brasil, na maior empresa pública do país, aceitaria a falácia de que a...